Postagens mais visitadas

quinta-feira, junho 19, 2014

O extraordinário El Niño 1877 – 1878.


O fenômeno El Niño é atualmente bem divulgado, um sistema mundial de meteorologia  mantém atualizações de informações e as possibilidades e intensidade de ocorrência. Esta organização começou com a formação de redes meteorológicas, com atividades regulares, e com o advento dos sistemas de satélites. Todas essas tecnologias surgiram a partir do século XX, a grande pergunta é sobre o passado quando não havia uma forma organizada de observação e analise do processo.
            Atualmente a climatologia histórica tenta responder, em parte, estas questões em base da analise da documentação do passado, na maior parte das áreas povoadas ao redor do mundo não possuía, antes do século XX, estações meteorológicas, em caso de ocorrências de impactos extremos, em alguns casos ficaram registros de administradores, serviços militares etc. comentando o que aconteceu, os prejuízos ocorridos o tempo de duração.
            Neste artigo vamos fazer um breve relato de um dos eventos de El Niño, que segundo os historiadores, foi um dos mais fortes, o fenômeno que começou em 1877 e durou até 1878. A escala de ocorrência deste evento parece ter causado uma convulsão no clima planetário, com forte alteração das condições médias do clima de varias localidades.
            Na Índia e no norte da China, segundo relatos da época, em 1876 as condições começaram a se alterar, as chuvas de monções, tão importante para a agricultura, rarearam e no período deste El Niño, a situação piorou uma intensa seca trouxe falta de alimentos resultando na morte entre 15 e 25 milhões de pessoas. Na África, na passagem de 1877 – 1878, uma seca muito forte dizimou a população do Sudão e do Egito.
            Atualmente os historiadores estão associando o terrível surto de febre amarela que assolou os Estados Unidos em 1878,  devido as modificações do clima, na época, o aumento da umidade criou condições para a proliferação do mosquito Aedes egypti, transmissor da febre amarela. A cidade de Menphis, na época com 50.000 habitantes, ficou completamente deserta, devido ao alto índice de morte provocado pela febre amarela.
Na América do Sul, grandes enchentes do rio Paraná trouxeram enormes prejuízos para as comunidades, no Perú, secas e também grandes enchentes aconteceram em vários locais. Na cidade de Lima, a população, em dezembro de 1877, ficou estarrecida perante o assustador espetáculo que presenciaram, viram a partir das 16 horas o céu cobrir-se de escuras nuvens, seguido de uma tempestade elétrica com muitos trovões e uma tempestade desabou na cidade. As pessoas daquela geração, que não tiveram chance de viajar, nunca tinham visto semelhante coisa. Desde a fundação da cidade, há 340 anos, esta foi a quinta tormenta que se abateu sobre a cidade.
            No Brasil o episódio mais severo que ocorreu foi no ano de 1877, uma terrível seca dizimou a população do nordeste brasileiro. Os camponeses sobreviventes refugiaram-se nas áreas urbanas, onde eram colocados em campos de concentração e morriam  de inanição.

            Estes são alguns dos episódios que a documentação da época relata sobre os acontecimentos produzidos pelo forte impacto deste fenômeno.

Nenhum comentário: