Postagens mais visitadas

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Observatório meteorológico em Porto Alegre.

Na cidade de Porto Alegre, para a primeira metade do século XIX, já existem documentos relatando informações sobre meteorologia. Esses documentos são pouco detalhados, sendo difícil construir com eles uma série temporal. Os registros mais regulares começaram a ser produzidos a partir de 1893, com o inicio do funcionamento do Observatório da Secretaria de Obras Publicas, sob a direção do engenheiro Dr. Afonso Herbert.
Localizava-se no torreão norte do edifício cito à praça Marechal Deodoro (atual praça da Matriz, Centro). Atualmente este edifício tem o apelido de “Forte Apache" encontra-se na esquina da rua Jerônimo Coelho com a referida praça. Azambuja (1893) cita uma série com dados de temperatura média mensal, precipitação total mensal, pressão atmosférica mensal, para todo o período de funcionamento deste observatório, (1893 – 1913). O autor também comenta que era monitorada a altura do lago Guaíba, mas os documentos consultados não trazem nenhum dado quantitativo sobre estas medições”.


No “Relatório de Negócios e Obras Públicas” de 1895 Herbert faz a seguinte descrição, sobre os instrumentos do observatório:


Continua funcionando regularmente o observatório meteorológico havendo entretanto, por motivos imprevistos, algumas faltas de registro do anemometro e do anemoscopio como sejam: polarisação das pilhas e desarranjo do mechanismo dos aparelhos.
Com a chegada dos tubos para o barometro a mercúrio registrador (grande modelo) entre os quaes sómente um chegou em bom estado, foi montado o dito barômetro, que funciona com perfeição desde abril.
O serviço de signaes indicando a hora média ao meio dia, teve de ser interrompido, devido a irregularidade que repentinamente manifestou-se na marcha dos chonometros, aliás muito antigos.
Esses chonometros foram enviados á casa Fonseca, Machado & Irmãos, do Rio de Janeiro, afim de serem consertados se a isso se prestarem.
O chonometro n. 11 da Sociéte Genevoise du Locle, depois de sofrer alguns retoques nas oficinas de Jeanneret & Krentel, acha-se atualmente em observação, afim de determinar-se com precisão sua marcha, servindo desde já o mesmo para o serviço de signaes mencionados, que foram encetados em 10 do corrente.
Depois de concluídas as obras do edifício d’esta repartição serão montado no torreão sul o electometro de Mascarat, que necessita de uma camara escura.


Os dados dos registros, produzidos neste observatório, eram enviados a vários jornais, mas Herbert comenta que somente os jornais “A Federação” e o “Deutsche Zeitung” publicavam regularmente essas informações meteorológicas.







Nenhum comentário: