Postagens mais visitadas

sábado, novembro 29, 2008

O registro da climatologia histórica.

Na história do serviço meteorológico praticado, durante o século XIX, na Província do Rio Grande do Sul e mais tarde estado do Rio Grande do Sul, duas fontes são de grande importância o “Annuario Estatístico da Província do Rio Grande do Sul”, mais tarde denominado “Annuario Estatístico do Estado do Rio Grande do Sul” e o jornal a Federação.
O anuário foi fundado em 1885 por Graciano Alvez D’Azambuja, o qual foi escritor, jornalista e advogado publicava uma seção sobre a meteorologia do Rio Grande do Sul, com dados instrumentais e por vezes observações sobre temas ligados à Meteorologia e Climatologia, segundo as observações feitas por José Antônio Coelho Leal, (meteorologista que publicava no Annuario) Azambuja possuía, em sua sala de trabalho, equipamentos meteorológicos e fazia observações regulares. Leal refere-se ao fato de Azambuja não querer publicar os seus dados porque não os considerava confiáveis, uma vez que os aparelhos não estavam corretamente colocados.
Também o jornal “A Federação” publicava regularmente dados meteorológicos que eram enviados pelo observatório de Porto Alegre. Este jornal foi fundado em 1884 e extinto em 1937, funcionou, na última fase, onde hoje é o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, na cidade de Porto Alegre.
Além da meteorologia esses dois veículos contribuíram muito para a divulgação de conhecimento científico também de outras áreas, sendo, hoje, importante fonte para quem se dedica à pesquisa da história da ciência no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: