Postagens mais visitadas

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Nota sobre a história da meteorologia gaúcha.

No estudo da climatologia histórica, a documentação mostra o inicio deste trabalho ligado às dificuldades encontradas pela administração da época, tais como o vazio demográfico e a dificuldade da implantação de um serviço estatístico, importante, como suporte para a observação. José Pedro César encarregado dos trabalhos estatísticos em 1831 enviou ao imperador o seguinte oficio:


A dificuldade dos meios para conseguir os dados, particularmente geográficos e os relativos à parte natural, deve-se ao fato de haver necessidade de trabalhos muito detalhados, viagens a lugares distantes e de difícil acesso, com despesas consideráveis. Como exemplo registra-se o fato que para se saber qual a temperatura de determinado lugar, havia a necessidade de se deslocarem até o local para fazer a medição da temperatura média, e essa observação deveria ocorrer pelo menos durante 20 anos para que se tivesse certeza do fato, resultando dessa forma, uma estatística imperfeita, porque, na falta dessa observação direta, era necessário recorrer a obras antigas ou ao conhecimento de algum cidadão ilustre da época.


Na primeira metade do século XIX algumas estações começaram a funcionar, gerando dados locais, mas não havia informações para classificar o clima do Rio Grande do Sul. O projeto mais antigo, até agora encontrado na documentação para a formação de uma rede meteorológica foi o iniciado em fins de 1883. O então chefe da Commisão de Melhoramentos da Barra do Rio Grande, o Dr. Honorio Bicalho, tratou de organizar um serviço meteorológico usando a rede de telégrafos, no total vinte cidades faziam parte desta rede.
Cada estação recebeu um termômetro de maxima e mínima (de six) de Negretti & Zambra, um barômetro aneroide de Casella, e um pluviômetro com aprovette graduada de Casella.
Em 1885 a Commisão de Melhoramentos, começou a organizar o material coletado, houve problema na qualidade dos dados, sendo necessário organizar um serviço para treinar os técnicos que faziam as coletas nas estações.
Provavelmente este foi o trabalho pioneiro para a geração de elementos que permitiu, na época, tentar definir o clima gaúcho.

Nenhum comentário: