Postagens mais visitadas

quarta-feira, outubro 22, 2008

A pequena idade glacial.

Na era moderna, um fenômeno, ainda não totalmente explicado, causou uma grande diminuição na temperatura média da atmosfera terrestre, em todo o planeta. Esse período, compreendido aproximadamente entre a metade do século XVIII e inicio do século XIX, é denominado A Pequena Idade Glacial.
Um dos mais interessantes estudos sobre este tema é o de Neuberg (1970), o qual examinou a variação do clima no oeste da Europa através da percepção de artistas sobre as variações climáticas representadas em pinturas. No total 12.000 pinturas produzidas entre 1400 – 1967 foram examinadas considerando a intensidade do azul no céu, visibilidade, percentagem de cobertura e tipo de nuvens identificadas nas pinturas. Também foram examinadas pinturas que tinham alguma informação meteorológica.
As observações mostraram que entre 1500 – 1549 as pinturas tinham uma alta percentagem de azul no céu, boa visibilidade e pequena cobertura de nuvens.
Pinturas produzidas nos próximos 300 anos são, geralmente, mais escuras com pouco azul no céu e visibilidade limitada, entretanto já refletem turbidez na atmosfera proveniente da atividade agrícola e industrial.
Fonte: BRADLEY, R. S. Quaternary Paleoclimatology: Methods of Paleoclimatology

Nenhum comentário: