Postagens mais visitadas

sexta-feira, outubro 03, 2008

Enxergando a história do Brasil

Estamos acostumados a discutir a história do Brasil em base de documentos que descrevem situações, através dos quais os historiadores tem feito várias descobertas importantes. Nos recursos para a produção historiográfica uma fonte ainda pouco explorada é a arte.
Como a fotografia, nos meios de comunicação brasileiro, só começou a ser usada sistematicamente a partir do inicio do século XX, para o período anterior às artes plásticas, em especial o desenho, gravura e pintura, eram a maneira de registrar situações, paisagens etc.
Estes registros foram produzidos, muitas vezes, por artistas que passaram a história como tal, ou por outros que não se notabilizaram como artista mas que usavam a arte como ferramenta. Temos como exemplo os excelentes desenhos encontrados nas anotações intituladas "Diário de viagem ao norte do Brasil", da autoria de D. Pedro II datadas de 1859.
Entre os diversos artistas que registraram o Brasil antigo em suas obras merece destaque a obra de Hércules Florence, além de ser um pioneiro da fotografia, deixou um notável registro como pintor da expedição Langsdorf , que durou quase dois anos e percorreu 6.000 kilômetros pelo interior do Brasil.
Com o resgate e interpretação desse riquíssimo acervo, muito material ainda por ser publicado, este recurso será muito útil para termos uma melhor idéia do modo de vida das populações, a história natural, paisagens, flora e fauna durante o período colonial, assunto pouco conhecido. Por exemplo, em tempos de longas discussões sobre o aquecimento global, muito poucas são as informações sobre o clima no território brasileiro anterior ao século XX.

Nenhum comentário: