Postagens mais visitadas

sábado, agosto 28, 2010

Enchentes.

Enchentes.
Desejosos de contribuir com meu fraco contingente para o bem estar geral, por uma longa observação geral, por uma longa observação pessoal de perto de 30 annos relativamente a regularidade com que periodicamente se repetem as enchentes dos rios n´este Estado; observação confirmada pelas diferentes informações colhidas de moradores e naturaes antigos da campanha ao correr dos trabalhos diversos, de que aqui tenha sido encarregado já pelo Governo Federal, já por campanhas particulares, é que escrevo estas linhas.
Em scienca e nas industrias, assim como na vida geral, a observação e a experiência são os melhores mestres, as mais verificadas fontes de onde tiramos as mais proveitosas lições.
Em toda parte do mundo, onde a civilização e adiantamento fundem-se observatórios meteorológicos onde se enregistram as observações para a previsão das alternativas climatológicas; e neste Estado onde se podiam estabelecer regras para essas previsões, apesar do progresso crescente que presenciamos, nada ou quase nada há feito n ´esse sentido, e, quase pode-se dizer, não raras vezes são todos surprehendidos na ocasião das repentinas enchentes conseqüentes de grandes temporaes nos anos climatéricos.
Entretanto as enchentes dos rios n ´este Estado repetem-se regularmente de cinco em cinco annos e as grandes enchentes extraordinárias de vinte e cinco em vinte e cinco annos.
Tendo feito parte como nivellador da commisão de estudos da Estrada de Ferro de Porto Alegre á Uruguyana , estudo que o Governo Imperial em 1873 resolveu mandar, executar á vista do clamor causado pelos grandes prejuízos acarretados pela enchente de S. Miguel, em fins de setembro d´este ano, ainda em princípios de 1874 tomeis as referencias do nivel d´agua d´essa enchente nos peitoris das janellas das casas do Caminho Novo, hoje rua dos Voluntarios da Patria, em Porto Alegre.
Foi essa então considerada a máxima enchente de do Valle do Rio Jacuhy.
No correr dos estudos sobre Porto Alegre e a cidade de Cachoeira colhi diversas informações dos naturaes e moradores antigos, propietarios dos terrenos atravessados pela linha.
Em geral os naturaes não conhecem a numeração dos annos e nas suas referencias a annos anteriores os definem conforme as sucessões então havidos. Assim dizem elles:
No anno da grande seca;
No anno da praga de gafanhotos, etc.
Entre o rio dos Sinos e o arroio Cahy um pequeno estancieiro prestando-me informações do nível da maior enchente havida, disse-me:
Três anos depois da pacificação da província (1848) houve aqui uma enchente muito maior do que a ultima, e mostrou-me o lugar a que atingiu esta enchente.
Entre o rio Cahy e o Taquary, perto de um grande arroio chamado dos Paulistas, encontrei um senhor estancieiro, homem idoso, octogenário, que mui benevolentemente foi ao campo onde eu estava trabalhando prestar- me suas informações, e mostrou-me uma corticeira no meio do campo, na encosta de uma cochilha, onde ele afirmou-me que tinha, quando moço, retirado um gado da enchente no anno seguinte ao da independecia do Brazil (1823); e disse-me que essa árvore alli tinha brotado de um galho na occasião ali deixara a enchente no anno seguinte, que afirmava ser superior a ultima de então.
Essa árvore elle conservava como recordação viva do facto.
Reunindo as datas estabeleci a razão arithemetica da repeição das enchentes extraordinárias; e em 1898, quando diretor da Estrada de Ferro de Santa Maria ao Uruguay, determinei as providencias precisas para sem perigo aguardar a força das águas como: limpeza de vallas, desobstrução de estradas e sahida das obras d´arte etc. ; graças ao que não houve nesse anno, apezar de muito climatério, como todos testemunhamos, interrupção do tráfego, pois nem um só trem faltou, apezar dos enormes desmoronamentos, que então houve na serra .
Ficou pois confirmada a minha previsão baseada no período de 25 anos da ultima (1873) porque as enchentes extraordinárias tinham sido em 1823, 1848 e ... 1873.
Pessoalmente tenho testemunhado as enchentes periódicas de 1873, 1878, 1883, 1888, 1893 ( anno em que as forças que se digladiavam na campanha ficaram paradas por causa das enchentes que assoberbavam as várzeas) e 1898.
É conclusão certa que em 1903 os rios transbordarão e que presencearemos uma outra enchente dos rios o território rio – grandense.
Aviso aos senhores estancieiros para nas ocasiões de grandes chuvas retirarem em tempo seus gados das várzeas alagadiças, as companhias de navegação que tem grandes depósitos de lenha nas barrancas do rio etc.
Outros annos tem sido de seccas, como nos dos últimos, ora de enchentes irregulares, como a de 1899.
Também tem succedido outras irregularidades: a enchente de 1873 foi a maior no vale do Ibicuhy do que do Jacuhy
Lançada a idéia, que os poderes constituídos aproveitarão conforme julgarem na sua sabedoria e patriotismo, estabelecendo as estações meteorológicas necessárias, me parecendo que Santa Maria é um ponto importante por sua posição, situada nas pontas da serra e próxima ao coxilhão do Pau Fincado, divisa d´agua dos dous valles principaes, Jacuhy e ybicuhy, coxilhão que indica a directriz das bombas d´agua que defterminam as enchentes grandes, como ficou demostrado em um brilhante estudo que a respeito fez o ilustrado e distincto ex-engenheiro-chefe da E.F. Porto Alegre a Uruguyana em 1893, Dr. Jose Aryosa Galvão.
Também não é só em setembro que pode dar as grandes enchentes dos rios. A maior parte das vezes é nessa época (nos fins de setembro) e por é chamada enchente de S. Miguel; como na Republica Argentina se dá em fins de agosto e por isso se chama de Santa Rosa de Lima. A maior foi a de 1898 foi em junho.
Sendo as chuvas resultantes do encontro das correntes de ar quente com outras frescas – o que determina a condensação rápida, repentina, dos vapores d´agua da athmosfera, importa que as estações meteorológicas possuam meios de collecionar observações sobre força e intensidade dos ventos, temperatura do ar, pressão barométrica, quantidade de vapor d´agua, enfim todos os detalhes completos para o estabelecimento prévio das alternativas, e previsão do tempo.
É esta uma notícia ou uma observação de real utilidade para todos, e por isso é que lhe peço dar publicidade no seu muito lido e apreciado jornal.

Santa Maria, 24 de abril de 1902.
Jose Benedicto Ottoni.
Fonte: Jornal - O Combatente.

Nenhum comentário: